Alimentos que emagrecem x Alimentos que engordam

São muitas as dúvidas quanto à alimentação para as pessoas que querem perder peso. A dúvida mais frequente é de quais são os alimentos emagrecem e quais alimentos engordam. Você sabe diferenciar esses alimentos? Então confira tudo aqui, o tema de hoje é: Alimentos que emagrecem x Alimentos que engordam.

Seguindo o senso comum, os alimentos que emagrecem são alimentos que possuem baixas taxas de calorias ou alimentos que possuem substancias que facilitam a digestão e a queima de calorias. Nesse sentindo, os alimentos que engordam são alimentos com altas taxas de calorias, gorduras saturadas e substancias que dificultam a digestão.

Alimentos que emagrecem x Alimentos que engordam

O que citamos acima está certo, mas esses conceitos muitas vezes encontrados em páginas que falam sobre emagrecimento são ideias muito vagas e não nos ajudam a manter uma dieta realmente eficaz. É pensando nisso que decidimos passar uma lista bem completa de alimentos que emagrecem e também os alimentos que engordam e que devemos evitar.

Perder peso sempre tem uma relação muito próxima com a matemática, quanto mais calorias ingerimos mais engordamos, quanto menos calorias ingerimos emagrecemos, simples assim.

Alimentos que emagrecem

Alimentos-que-emagrecemFoto: reprodução

Os alimentos que emagrecem, além de possuir baixa taxa de calorias ajudam a acelerar o metabolismo (peça chave para quem quer perder peso), aumenta a sensação de saciedade (isso ajuda a pessoa comer menos) além de ajudar na digestão (gastam mais energias e queima gorduras).

Uma dica valiosa para quem está querendo emagrecer é enganar o organismo, sabe como? Assim: comer alimentos com tão poucas calorias que ao fazer a digestão desse alimento, o organismo vai gastar mais calorias para digerir o alimento que as calorias que esse contém realmente.

Nesse caso, fazer uso da dieta das colorias negativas é uma ótima opção. Confira uma lista de alimentos que contém calorias negativas e use e abuse desses alimentos que emagrecem:

  • Espargo, brócolis, cenoura, couve-flor, repolho, alface
  • Cebola, espinafre, nabo, pepino, pimenta vermelha, abobrinha
  • Chicória, aipo, berinjela,
  • Laranja, morango, limão, goiaba, pêssego, mamão papaia, melão, melancia, tangerina, framboesa, ameixa e amora preta.

Esses alimentos possuem poucas calorias e são perfeitos para enganar o organismo, mas lembre-se que o consumo exclusivo desses alimentos não garante todos os nutrientes e vitaminas que nosso corpo necessita, por isso eles sempre devem ser combinamos com alimento variados e de também baixas calorias.

Para emagrecer devemos acelerar o metabolismo e para isso nada de passar fome! O ideal é fazer de 5 a 6 refeições diárias em pequenas quantidades e com baixas calorias.

Exercícios físicos também ajudam a perder de peso mais facilmente.

Alimentos que engordam

alimentos-que-engordam

Geralmente os alimentos que engordam são os mais atrativos, saborosos e rápidos para preparar, por isso o perigo de cair na tentação. Infelizmente, alguns alimentos para lá de atrativos trazem consigo uma alta taxa de caloria que nos fazem engordar, além de proporcionar risco a nossa saúde.

Ingerir alimentos com altas taxas de calorias, além de não fazer bem ao coração, traz consigo o pesadelo da gordura acumulada e o sobrepeso. Isso porque os níveis de calorias desses alimentos são muito elevados e nosso organismo não consegue digerir, sendo assim, acaba acumulando em nosso organismo.

O ideal é sempre se manter longe dos “fast food” e optar por uma dieta mais fresca e saudável.

Confira a lista de alimentos que engordam e que devemos evitar ao máximo para não ganhar peso e manter uma vida saudável:

  • Batatas fritas (as frituras devem ser evitadas)
  • Refrigerantes
  • Alimentos embutidos, como salames e presunto
  • Doces em geral
  • Alimentos com xarope de milho rico em frutose, como: doritos, chocolates, refrigerantes e quase todos os tipos de guloseimas
  • Carnes vermelhas processadas
  • Comidas pré-cozidas ou preparadas
  • Consumo de álcool
  • Maionese

Confira um vídeo exclusivo apresentado pela TV Record sobre os alimentos que mais engordam, vale a pena conferir! Segundo os especialistas, esses alimentos não devem ser ignorados por completamente, mas devemos manter um equilíbrio entre eles se queremos ter saúde e se manter em boa forma.

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *