Bicicleta ergométrica emagrece?

Na academia dois equipamentos são sempre disputadíssimos entre aqueles que não curtem tanto assim treinar: são eles a esteira e a bicicleta ergométrica. A primeira já é bastante elogiada e reconhecida, mas a segunda sempre foi questionada, apesar de ter tantos adeptos…

Será que a bicicleta ergométrica emagrece mesmo ou quem abraçou esse aparelho deve trocar por outro? Se você está com essas perguntas girando em torno de sua cabeça pode ficar tranquilo, pois é aqui que vamos esclarecê-las!

bicicleta ergometrica EMAGRECE

Vantagens e desvantagens

Para começar vale a pena esclarecer em definitivo: Sim, a bicicleta ergométrica emagrece! É possível perder até 400 calorias em uma hora de treino nesse aparelho. Além disso, é notável que ela é bastante confortável, já que o exercício é praticado com o atleta sentado, sem forçar joelhos ou costas.

Para fazer o comparativo vamos pegar a esteira. É possível perder mais calorias em uma hora de treino dela (cerca de 520), mas esse tempo em que você caminhar forçará excessivamente seus pés, seus joelhos e sua coluna. Os dois vão te emagrecer, a esteira um pouco mais que a bicicleta, mas a bicicleta é melhor para que está há mais tempo no sedentarismo.

bicicleta ergométrica emagrece

Qual escolher?

Com o tempo a bicicleta ergométrica ganhou algumas variações, a maioria delas a partir do aprimoramento da tecnologia nas academias. Por exemplo, hoje podemos escolher entre uma bicicleta vertical ou reclinada e ainda entre uma computadorizada ou analógica.

No primeiro caso sabe-se que em geral a bicicleta ergométrica vertical oferece um exercício mais impactante, pesado do que a reclinada, muito utilizada por pessoas que sentem dores nas costas e não querem forçar mais a região. Ainda assim, não é uma diferença que invalide o uso da outra.

Os adventos tecnológicos disponíveis na computadorizada são chamativos. Temos o contador de calorias automático, o medidor de batimentos cardíacos, velocidade e distância percorrida. Para alguns esses dados podem dar mais segurança, mas na realidade todos eles são passíveis de equívocos.

Na prática a bicicleta ergométrica emagrece de qualquer forma, independente do modelo selecionado. O que faz a diferença no treino é a intensidade das pedaladas que você dá e a sua resistência, nada mais. Isso a mais simples bike vai te oferecer, pois o maior esforço tem que vir de você, acima de tudo.

Quanto tempo devo ficar na bicicleta?

Essa é outra questão que costuma gerar muita discussão, mas existe sim um padrão a se seguir. O indicado para ver resultados, ver que a bicicleta ergométrica emagrece é começar aos pouquinhos, mantendo-se nela por apenas 15 minutos.

Esse primeiro passo pode parecer inútil, mas a verdade é que ele estará te preparando para as etapas seguintes, te dando fôlego e resistência muscular. Quando você se sentir preparado pode se aventurar na meia hora diária, quatro vezes na semana.

O ideal é chegar a completar uma hora, cinco vezes a cada sete dias. Se você preferir fazer 40/45 minutos todos os dias também estará muito bom, viu?

Dicas importantes

A bicicleta ergométrica emagrece como já vimos, mas para potencializar os seus efeitos e tornar a atividade mais prazerosa que tal seguir as dicas que damos abaixo? São só duas e vale a pena seguí-las!

  • Não vale a pena começar a atividade com a carga mais pesada, assim como querer exagerar na correria. Fazer isso vai acabar te causando dores excessivas e dificultando a constância nos exercícios. Vá com calma e pegue leve no começo, progredindo aos poucos;
  • Entretenimento é tudo na hora da atividade física, especialmente no caso da bicicleta ergométrica, que você fica sentado e tem muitas possibilidades para se distrair. Contemplar uma vista bacana pode ser relaxante, mas assistir algum programa de TV, filme ou série é um jeito e tanto de otimizar esse tempo!

Vale a pena comprar uma bicicleta ergométrica?

Todo mundo sabe que muita gente compra bicicletas ergométricas ou esteiras e elas ficam lá atiradas em um canto da casa. Mas por que será?

Na real o ambiente da academia é muito mais propício para que você realize seu exercício de forma eficaz, com velocidade e sem interrupções. Lá, você encontra outras pessoas que estão com a mesma intenção que você: emagrecer, e isso por si só já te animará mais! A música, o espaço, a obrigação de ir porque você está pagando, tudo isso motiva  você a continuar!

Ah tá bem, mas eu tenho que pagar mensalidade na academia, e ao invés disso eu poderia investir em um aparelho que será meu, será que não devo comprar mesmo?

Só se você é muito disciplinado(a) para fazer em casa e por um longo tempo, pois só assim a bicicleta se pagará. Calcule quantos meses de academia você paga com o valor de uma bicicleta ergométrica, são muitos, não são?!

Gostou das dicas! Corra para a academia hoje mesmo e comece a emagrecer já!

Continue nos acompanhando também no facebook! Até a próxima!

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

2 Comentários

  1. Marcelo

    Eu faço Apenas bicicleta há 5 meses 5 vezes na semana em jejum pela manhã faço usando cell. kkk ou de noite quando chego em casa faço jogando vídeo game , comecei com 10 minutos , fui aumentando para 20, logo para 30 , no quarto mês passei para 40, no 5 ª estou fazendo 45 minutos. Espero fazer 1 hora até junho. kkk Desde que comecei a fazer eu reduzi o consumo de carboidratos, e escolhendo um dia da semana para ingerir apenas proteína e salada. Não cortei 100% apenas reduzi bastante, Ou seja estou consumindo menos calorias, terminando dia com deficit calórico. Nos domingos eu como a vontade e bebo algumas bebidas para relaxar, nada para provocar ressaca. Fiz apenas como recompensa. Eu não medi meu índice de gordura quando comecei, mas estava gordo, agora estou muito bem meu BF deu em 15%. Sei que não é nenhuma dieta para ficar super em forma, mas funcionou kkkk.. Não passo fome e estou me sentindo muito bem, com mais vigor. Acho q redução de carboidrato ajudou muito.

  2. Virtual Private Servers

    Como iniciante, é uma boa ideia começar pedalando devagar, aumentando sua velocidade conforme seu corpo se condiciona aos exercícios. Você pode ser mais propenso a continuar com seus exercícios na bicicleta ergométrica se você tiver alguma coisa para se manter ocupado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *