Cálculo do IMC: descubra se você está no peso ideal!

Estar bem com seu corpo muitas vezes significa estar com o peso ideal. Mas você como calculá-lo? Para isso existe o cálculo do IMC que é a principal referência que temos para classificar as diferentes faixas de peso.

Lógico que existe outros paramentos para identificar a obesidade, como fatores ligados a circunferência abdominal, colesterol e outros. Mas o IMC sempre nos pode indicar qual é o nosso índice de massa corporal para ter uma ideia mais exata de nosso peso.

Calculo do imc

O IMC é o objeto de avaliação que foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para calcular o índice de massa corporal a OMS utiliza dados antropométricos como peso e altura que avaliam se a pessoa está no peso ideal de acordo a sua altura.

Os médicos consideram o cálculo do IMC importante para determinar se o peso é saudável para a estatura da pessoa. Quando acusa um IMC acima do normal e indica que o paciente tem sobrepeso, isso pode acarretar muitas complicações futuras como problemas de coração, hipertensão arterial, apneia do sono, diabetes entre outras doenças.

O cálculo do IMC é o mesmo para mulheres e homens?

O IMC é calculado da mesma maneira tanto para pessoas do sexo feminino como masculino.

O valor do IMC significa o mesmo para todas as pessoas?

Nem sempre a massa corporal por si só pode determinar que uma pessoa necessite perder peso, já que em muitos casos pessoas que tenham mais ou menos músculos que o normal seu IMC pode variar, como no caso dos:

  • Físicoculturistas: devido a grande quantidade de músculos podem ter um índice corporal mais alto. Isso ocorre pelo fato dos músculos pesarem mais que a gordura.
  • Pessoas anciãs: Para as pessoas maiores de 65 anos, o melhor é ter um índice de massa corporal de 25 a 27, já que esse índice ajuda a proteger os anciãos contra a osteoporose.
  • Crianças: Veja o artigo como calcular o IMC de uma criança.

O IMC é apenas um instrumento a mais na hora de saber se a pessoa está acima do peso, por isso, é sempre indicado realizá-lo inicialmente e caso haja uma diferença considerável que chame a atenção dos médicos, outros estudos podem ser solicitados para confirmar o excesso de peso.

Quer saber como calcular seu IMC?

calculo-imc2

Para calcular o IMC, devemos aplicar uma formula que leva em conta seu peso e sua altura basicamente.

Para calcular seu índice de massa corporal é muitos simples, basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado, ou seja, em metros.

Por exemplo: se você pesa 60 Kg e mede 1,67 m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5

O resultado deve ser comparado com os valores da seguinte tabela:

Cálculo IMC             Situação
Abaixo de 18,5             Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9             Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9             Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9             Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9             Obesidade grau II
40,0 e acima             Obesidade grau III

Pessoas com IMC acima de 30 pode ser muito arriscado para a saúde. Os médicos indicam que um IMC acima de 30 é muito perigoso.

Agora é pegar lápis e papel e conferir se sua massa de índice corporal está bem. Caso você veja que está com sobre peso, consulte sempre um médico, ele com certeza pode te ajudar a esclarecer seu quadro.

Ainda quer saber mais sobre o cálculo do IMC, veja o que uma nutricionista diz a respeito dele:

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *