Cardápio Para Emagrecer – descubra os alimentos mais saudavéis

O sobrepeso já é um mal que atinge muitas pessoas não só no Brasil como no mundo. Com o crescimento da obesidade a cada dia surgem novas dietas, mas muitas dietas da moda podem ser prejudiciais para sua saúde devido a restrição de seu cardápio.

Neste post quero apresentar para você um cardápio para emagrecer de forma equilibrada e saudável.

cardapio para emagrecer

Quando montamos ou procuramos um cardápio para emagrecer, devemos levar em conta as proporções dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras boas). Nenhum deles pode ser excluído.

Os carboidratos é que nos fornece energia para o nosso corpo funcionar de forma eficiente.

As proteínas ajudam a construir novas células, ajudam na formação e crescimento dos cabelos, músculos e são responsáveis por vários processos dentro do nosso corpo.

As gorduras boas são fundamentais em uma dieta equilibrada, pois, elas são a matéria prima para a fabricação de todos os hormônios que o nosso corpo produz.

Cardápio para Emagrecer

cardapio emagrecer 2

Quero apresentar a você algumas sugestões para a montagem de um cardápio ideal para o café da manhã. Você pode escolher um dos alimentos e ir alternando em cada dia, para não correr o risco de enjoar de só comer o mesmo alimento.

  • CAFÉ DA MANHÃ: o melhor cardápio para emagrecer

Para beber: café, chá de mate ou outro chá de sua preferência (adoçado com adoçante ou estevia); leite desnatado ou leite de soja são ideais para acompanhar o café ou chá.

Para comer: pão integral ou panqueca de clara de ovo com aveia e banana, também são ótimos como fonte de carboidratos.

Queijos magros (ricota ou queijo cottage) e presunto de peru são perfeitos para te dar uma boa dose de proteínas.

Se quiser pode complementar com uma fruta de baixa caloria (morango, uvas, amoras, cerejas).

  • ALMOÇO: o melhor cardápio para emagrecer

O almoço deve ser a refeição mais completa, em relação ao macronutrientes.

Salada: o ideal é que ela tenha de 3 a 4 cores, assim você estará garantindo um prato rico em vitaminas e minerais com baixas calorias. A salada pode ser temperada com limão, pimenta e azeite de oliva.

Carnes: a carne ideal é aquela que tenha pouca ou nenhuma gordura, sendo o frango e peixes a carne ideal para quem quer reduzir o peso e eliminar aquela gordurinha que tanto atormenta. Ovos cozidos também são excelentes fontes proteicas, lembrando que a gema a quantidade que pode ser consumida é somente 1 a 2 por dias, mas as claras, você pode usar e abusar delas.

Carboidratos: nesse quesito o importante é dar preferência aos carboidratos complexos ou de baixo índice glicêmico, tais como: arroz integral, macarrão integral, batata doce, mandioca ou aipim, lentilha, soja, ervilhas. A porção deve ser de 2 a 3 colheres de sopa.

Sobremesa: o ideal é a gelatina zero, ela é ótima para matar a vontade de comer aquele docinho depois do almoço.

  • LANCHES:

Para os lanches entre as refeições o aconselhável é: iogurte natural desnatado, frutas de baixa calorias (maça, kiwi, morangos, uvas), chás com limão, nozes, amêndoas, castanha do pará e suco verde.

  • JANTAR: o melhor cardápio para emagrecer

No jantar a refeição deve ser mais leve. Muitas pessoas conseguem levar bem a dieta até depois do almoço, mas quando vai dando o horário da janta começa a querer comer tudo que ver pela frente.

Aqui a sugestão para o cardápio é repetir a salada do almoço e acrescentar umas 200 gramas de legumes (cenoura, quiabo, repolho). Em relação ao carboidrato não é bom ingeri-lo a noite, portanto nada de carboidrato.

Quanto à parte proteica do cardápio o ideal é uma carne mais leve como atum, sardinha, salmão ou mesmo um peito de frango grelhado sem olho.

Dicas importantes

Bem agora você já sabe como montar um cardápio para emagrecer  Mas para um emagrecimento efetivo algumas dicas são importantes.

  • Comer de 3 em 3 horas;
  • Mastigar devagar;
  • Beber em torno de 2 litros de água por dia
  • Associar a dieta a alguma atividade física.

Se alimentando de forma correta e equilibrada toda dieta pode te levar ao sucesso, basta saber escolher os alimentos nutritivos e com baixas calorias. Desta forma seu corpo ganhará saúde e uma boa forma física, pois isto é tudo que queremos não é mesmo?

Se você gostou das dicas e informações compartilhadas neste post, considere compartilhá-lo com seus amigos. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para nós!

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *