Dieta Dukan – Emagrecer sem passar fome comendo proteína

Uma dieta que muitas pessoas tem usado para entrar em forma é a que se vale das proteínas. Pesquisas recentes mostram que a partir de uma certa quantidade de proteínas, a alimentação ajuda no controle e perda de peso. Mas não confunda com outras dietas “ricas em proteínas”, como a Dieta da Proteína que abordamos anteriormente. Essas dietas têm mais de 50% da alimentação com proteína. Na Dieta Dukan em média usa-se 30% da alimentação diária proteica.

Essa dieta aliada ao consumo de forma moderada de carboidratos, e claro exercícios físicos regulares, ajudam a diminuir o nível de gordura no sangue, além de fazer a manutenção de massa magra (músculos e ossos fortes). Além disso a dieta proteica de Dukan auxilia muito na queima das gordurinhas que tanto incomodam pois exige que o corpo as queime para gerar energia para o dia a dia. E o melhor sem que a pessoa fique passando fome, o que é algo fantástico, já que a maioria das pessoas desistem das dietas por não conseguir aguentar a ansiedade gerada pelo baixo consumo de calorias.

Ainda não se sabe ao certo como as proteínas agem para que o apetite seja reduzido, existem várias estudos apontando diferentes possibilidades, como baixar o nível de algum hormônio que estimula o apetite, ou por causar menos variação na insulina, assim causando menos desejo de comer. O que importa é que dietas ricas em proteínas, como é o caso da Dukan, auxiliam na perda de peso justamente pelo fato da pessoa sentir menos vontade de comer.

Ainda não há estudos muito profundos sobre o impacto da proteína na perda de peso, no entanto algumas dicas de diversos estudiosos mostram que as proteínas são realmente capazes de diminuir o apetite. O American Journal of Clinical Nutrition, fez uma pesquisa e chegou aos seguintes resultados, as pessoas que fizeram a dieta com proteínas:

Ficaram mais satisfeitas, o apetite era menor, e perderam mais peso. Já quando a dieta foi aliada com exercícios físicos houve uma maior perda de peso e nível mais baixos de gorduras no sangue.

American Journal of Clinical Nutrition

Infográfico sobre as proteínas

Infográfico das proteínas da Dieta Dukan.

Infográfico das proteínas da Dieta Dukan pela equipe do portal G1 de notícias.

Como fazer a Dieta Dukan?

Agora algumas dicas de como ingerir as quantidades corretas de proteína e começar a se beneficiar com elas:

  • Em uma dieta para 1800 calorias, coma de 45 a 158 gramas de proteína por dia. No entanto os especialistas recomendam, 56 gramas para homens e 46 gramas para as mulheres. Não há perigo em consumir essas quantidades, a não ser que tenha algum problema hepático, por isso é importante mesmo que não tenha problema algum consumir sempre bastante água.
  • Não adianta se entupir de proteína e esquecer dos demais nutrientes, como carboidratos, gorduras e vitaminas, que também são muito importantes para a boa saúde e forma física.
  • Para cada quilo que você pesa consuma em média 1 grama de proteína diária. Se estiver em processo de hipertrofia (querendo ganhar músculos) essa dose deve ser aumentada para 2 ou 3 gramas para cada Kg que você pesa. Evite passar dessa quantidade pois a proteína é cara e o excesso será desperdiçado pela urina.
  • Consumir muita proteína pode fazer mal para seus rins, pois pode deixá-los sobrecarregados. Portanto cuidado com os exageros, pois apesar da Dieta Dukan ser recomendável para qualquer pessoa, os exageros podem lhe custar caro.

Depoimento de quem fez e obteve sucesso

Confira no vídeo abaixo o depoimento de uma mulher que perdeu 14 Kg com a Dieta Dukan.

Neste mesmo canal do Youtube você pode assistir diversos outros vídeos sobre essa mesma dieta dukan.

Como colocar mais proteína na minha alimentação?

Diversas pessoas têm dúvidas sobre como podem colocar mais proteína na sua alimentação diária. O primeiro passo é você estudar quais são os alimentos que são ricos em proteínas, como por exemplo: carnes (porco, rês, aves), peixes, leite e seus derivados (queijo, iogurtes, requeijão), ovos, feijão, soja, lentilhas, trigo sarraceno, quinoa, milho, arroz integral, ervilhas vermelhas, entre outros.

alimentos ricos em proteinas

Assistindo ao programa Bem Estar da Rede Globo vi a dica de um médico sobre como colocar mais proteína na alimentação do dia. Segue abaixo a sugestão de alimentos proteicos que podem ser facilmente adicionados em cada refeição para melhorar a saúde e ao mesmo tempo trazer a tão sonhada boa forma física.

Caso queira emagrecer e não pode fazer dietas ricas em proteínas, cogite ler o artigo sobre a Dieta Alcalina.

Adicionar ao café da manhã

  • 1 ovo cozido ou mexido sem gordura;
  • 1 copo de leite puro.

Adicionar ao almoço

  • 100 g (peso dele cru) de filé mignon, de preferência grelhado que é mais leve.

Adicionar ao lanche

  • 1 fatia de queijo branco.

Adicionar ao jantar

  • 80 g (peso cru) de filé de frango grelhado.

Como você deve ter percebido na Dieta Dukan é muito importante cuidar da forma como que são preparados os alimentos proteicos. Não adianta você se propor a comer somente peito de frango com salada no almoço só que fritar o frango. Captou a ideia?

Já fez a Dieta Dukan? Deu resultado para você? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas experiências com os demais leitores do site…

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

38 Comentários

  1. Pingback: Dieta da proteína - emagreça comendo bem em 3 etapas!

  2. Silvia Maria

    Preciso emagrecer 20 Kilos e eu vou!
    Meu filho emagreceu com essa dieta 21Kilos está um gato!!!

  3. angela guedes

    oi linda qual é o endereço do seu blog. quero começar logo a dieta mas ,queria entrar no seu blog pra mais detalhes. obrigada!!

  4. rosangela

    entao quero fazer a dieta mais tenho uma duvida o queijo pode ser qualquer queijo branco…..me responda por favor…..

    1. Fernanda Marina Tavares (Post author)

      Olá… de preferência para versões leves, como ricota por exemplo. BJS

  5. martha

    adorei seu depoimento

  6. Luce Mari

    Olá meninas desta dieta, por favor me ajudem estou triste. Comecei minha dieta dia (14/10) e hoje dia 21/10 subi a balança novamente e depois de 07 dias, emagreci apenas 2.250.
    A parte de alimentação fiz correta, o que ainda não consegui incluir foi a caminhada, pois estou lesionada no pé. O que faço?

    1. bianca

      Com 7 dias dois kilos e pouco está ótimo. Se continuar assim irá eliminar muito em um mês, não desanime por causa do pé. Ta no caminho certo.

    2. Elisabete

      Vc fez a avaliação gratuita no site? Eu fiz tenho 87,5 kg e quero chegar nos 65kg (1,62m), 3e no meu plano deu que minha fase de ataque é 6 dias e a meta é eliminar 2,3kg, a dieta é mais rápida que qualquer outra, mas não faça loucuras para perder mais peso do que pode e deve, tenha paciência e vc não conseguir, visite o site, mesmo sendo somente a avaliação gratuita, tem várias informações importantes, siga a risca para não colocar sua saúde em risco, estou na primeira semana, hj é o último dia do ataque e estou com 85,1 kg, ou seja —2,4kg atingi a meta recomendada pelo programa.

  7. gislaine

    Estou fazendo a dieta da proteina a 1 dia e já emagreci 1kg e 200g eh incrivel !!!
    Eu estava de dieta tradicional a 1 mes e emagreci somente 4 kgs e ja tinha ate desanimado mas agora com essa estou super empolgada !!

  8. magnolia carvalho

    a aveia 3 colheres dever ser ingrida desde a primeira fase? ou segunda, e se eu quiser comer mais aveia por exemplo na hora da tarde ou a noite tambem pode
    ???

    1. bianca

      Ola Magnólia, a aveia e indicada na primeira fase 1 colher e meia. Na segunda fase duas colheres. Assim nos informa a dieta.

  9. sheila alves da silva

    bom dia?

    GOSTARIA DE VC ME MANDASSE ESTA RECEITA CERTINHA .
    PARA MEU E-MAIL FIQUEI SUPER ENTERESSADA.
    MUITO OBRIGADO FICO NO AGUARDO.

    1. nilcea de fatima souza

      Boa tarde! Gostaria que mandasse para mim como vc fez sua dieta preciso perder peso desde já qual era sua alimetançao se poder me passar como fez sua primeira semana. Muito obrigada

  10. julia

    eu fiz esta dieta e a unica coisa que aconteceu foi um desmaio no meio da aula. nao funciona nao percam o seu tempo

    1. Fernanda Marina Tavares (Post author)

      Oi Julia! Obrigada pelo seu depoimento! Abraço!

    2. Raísa

      Não funcionou pra você que deve ter sido radical ou talvez tenha algum problema de saúde; Pra mim funcionou e estou muito feliz. Sou outra pessoa. Emagreci 17 Kg em menos de 3 meses e quero perder mais uns 10. To super bem, faço academia de acordo com as recomendações e me sinto melhor que em qualquer outra fase da minha vida. Pessoas do meu trabalho já seguem a dieta, pessoas da minha familia tbm, assim como amigos porque viram o quanto estou diferente e linda.

    3. Elisabete

      Eu acho que de fato o único defeito dessa dieta é não ter um estudo científico pra delimitar exatamente qual é o perfil das pessoas que podem ou não fazer essa dieta, pois algumas se dão super bem, e outras super mal, comecei há 1 semana mas já viu marcar um médico para fazer exames e acompanhar, não senti nada de ruim até agora, mas vou acompanhar com exames pra ter certeza que não vai prejudicar minha saúde.

  11. ediane

    QUERO MUITO EMAGRECE…

  12. SILVNA

    Adorei seu depoimento. Estou 20k acima do peso.
    Já tentei de tudo estou depremida. Se pudesse me
    ajudar enviando pro meu email esta receita eu adoraria
    desde já agradeço.

    1. Fernanda Marina Tavares (Post author)

      Oi, Silvina. A Dieta Dukan consiste em colocar mais proteína na alimentação, pois a proteína ajuda na saciedade, e portanto a gente come menos. Não desanime, no nosso site você encontra várias dicas para eliminar os quilos que você deseja…readeque sua alimentação e comece a se exercitar, os resultados não serão tão rápidos, mas eles irão aparecer e você se motivará cada vez mais! Depois volte nos contar como foi! Boa sorte!

    2. Raísa

      Silvana, pesquise sobre a dieta Dukan. Uma bela tarde de quinta eu estava de bobeira na internet esperando dar a hora de ir pra casa no trabalho. Estava desanimada e deprimida há uns 3 anos por causa do ganho de peso repentino e tentativas de emagrecimento fracassadas. Pois sem querer eu comecei a ler sobre a dieta Dukan, mesmo depois de ter ouvido muita gente falar e visto dezenas de reportagens na tv, resolvi ler para entender um pouco mais para ver se realmente concordava. Pois bem, vi vários depoimentos de pessoas que alcançaram e estavam alcançando seus objetivos através dessa dieta e pensei comigo: “tanta gente conseguiu, por que só eu não conseguiria?” Estava motivada porque tinha dois amigos mais gordos que eu que estavam perdendo muito peso (não com essa dieta, mas estavam perdendo muito peso e só eu tinha ficado pra trás). Ler esses depoimentos e ter meus amigos mil vezes mais felizes pelas conquistas foi meu combustível para tentar mais uma vez, para levar a sério e ter uma qualidade de vida melhor, além é claro que me olhar no espelho e me gostar, voltar a sair sem me sentir envergonhada como talvez você também esteja se sentindo; isso quando eu resolvia sair, porque muitas vezes eu ficava trancada em casa e logo ligava no disk lanche para pedir um X-tudo e uma coca-cola para afogar minhas mágoas. Quando ia comer fazia logo um prato de pedreiro, principalmente quando chegava em casa depois do trabalho; Ja chegava louca, pensando no que tinha pra comer e mandava ver em tudo que tinha e ficava sentada na frente do pc. Essa era e assim foi durante uns 3 ou 4 anos e eu não queria isso pro resto da minha vida. Ver meus dias mais lindos sendo desperdiçados na frente do computador, no auge dos meus 24 anos (idade que tenho hoje). Enfim, de fato eu estava cansada, cansada, CANSADA ! Eu precisava tentar de novo e o mais importante, precisava levar a sério uma dieta e não fazer como eu fazia todas as vezes; começava uma dieta e em no máximo uma semana já tava lá, quebrando tudo na cozinha e pensando: amanhã começo de novo! (começava nada!). Eu fui lá, naquela quinta a tarde, li tudo! Imprimi, peguei um marca-texto e grifei aquelas frases que mais me motivavam e falei pra mim mesma: “Se todo mundo consegue, eu vou conseguir!” Acredite, isso foi a frase da minha vitoria. Cheguei em casa e falei pra minha família que ia começar. Eles, como já haviam me visto com aquela mesma empolgação em dietas anteriores fracassadas, apoiaram com o pé atras; como quem diz: “quero só ver!” Pois eu mostrei que eu podia. Calei a boca de todo mundo. Pra mim não tinha Sábado, Domingo e feriado; caminhava meus 30 min. TODOS os dias. Comprei minhas coisas. Comprei até minha própria balança pra não ter que aturar a cara ruim que o farmacêutico fazia todos os dias quando eu ia pesar. Via os resultados a cada dia que me pesava. Era um show de contagem regressiva pro meu sucesso e o combustível para que eu focasse ainda mais no meu objetivo e não desistisse diante da primeira tentação. Doce? Não sei o que é uma bala há 3 meses. Nem pensar! To firme, to forte e acima de tudo, TO FELIZ! To te escrevendo isso porque ler os depoimentos de sucesso das pessoas me incentivaram muito. Você consegue, acredite. Só depende de você. Não espere a segunda feira. Comece agora. Já! Você já adiou demais a sua felicidade. Sucesso pra você. Beijos!

      1. Fernanda Marina Tavares (Post author)

        Parabéns, Raísa!!! Seu depoimento será muito importante para pessoas que todos dias visitam Dicas Como Emagrecer! Obrigada e muito sucesso para você!!

  13. SILVIA LUIZ ANASTACIO

    ME AJUDA QUERO FAZER MAS ME DE 1 LISTA DO QUE TENHO QUE COMPRAR PARA COMEÇAR

  14. Cátia Novo

    Preciso me emagrecer 8 kg o mais depressa possível . Gosto muito de doces, quando estou nervosa então é que como . Tenho 22 anos 1m e 80 e peso 68.
    Ajude.me mande.me tudo o que tenho de fazer pra emagrecer muito rápido e manter

    1. Fernanda Marina Tavares (Post author)

      Oi Cátia! Você se exercita? Pode ser dificil no início, mas o exercicio te da uma sensação de prazer muito boa também, algo semelhante ao que a comida faz. Então quando tiver nervosa, saia para dar uma caminhada por exemplo, vai ajudar muito. Além disso, diminua a comida, se você come meia barra de chocolate quando está nervosa, diminua para no máximo uma listrinha, se conseguir eliminar é melhor ainda. Nosso site tem muitas dietas e dicas, leia e veja o que é melhor para você! Boa sorte e abraços!

  15. paty

    Vou começa amanha quero perde 22 quilos, vou conseguir

    1. Fernanda Marina Tavares (Post author)

      Que legal Paty!!! Boa sorte! Você vai conseguir!

  16. LARA

    Bom Dia

    Meninas, façam.. vale muito a pena estou na dieta á exatos 15 dias e já perdi 7 kilos. Caminhada intercalada com corrida de uma hora por dia, dieta seguida a risca e estou tomando tbm nesse primeiro mês o orlistate que me ajuda bastante já que meu intestino é bem preguiçoso.
    Estava com 84 kilos, tenho 1,65, já estou com 77 e vou perder mais 9 kilos. 68 Kilos pra mim esta otimo, pois tenho a estrutura ossea mto grande. Assim que entrar o mês de setembro vou aliar a academia junto com a corrida, pra fortalecer isso tudo e drenagem para diminuição das celulites. Gente vale muito a pena, não passa fome, e a cada você vendo suas medidas diminuirem é uma sensação otima. Comecei com 101 cm de barriga já estou com 93.

    1. Fernanda Marina Tavares (Post author)

      Parabéns, Lara!!!

  17. Mariana

    acho

  18. bianca

    Ola pessoal, vou deixar aqui minha experiência com a dukan em 13 dias. Iniciei com 86kg e hoje no décimo terceiro dia, inicio da segunda semana cruzeiro, estou com 81,900. Muito feliz, vou continuar apesar que estava acostumada com minha cervejinha no domingo e petiscos que tive que eliminar. Mas é o que quero então voá-la. Torço por todas.

    1. Fernanda Marina Tavares (Post author)

      Parabéns Bianca!!!! Muito sucesso para você e que o teu exemplo sirva de inspiração! Abraços

  19. geisiane

    to fazendo a dieta dukan tem 20 dias e so perdi 3quilos o que estou fazendo de errado?acho q to exagerando na proteina

  20. adriana hubner

    fantastico ! Estou fazendo a dieta da proteina a3 dias ja emagreci 1e meio , preciso eliminar 10 , obgd pelas dicas meninas ,e parabens a tds que conseguiram .

  21. Vânia

    começei a dieta segunda com 66 na terça pesei tinha perdido 2quilos fiquei super animada, mais hj Quinta feira fui pesar ja estou com 64 800 dnv n sei onde errei.

  22. Adrianasouza

    Comentário…oii tenho 150 De altura e to com 76preciso emagrecer mas nunca consigo resisti a comida principalmente doces..ja tentei fazer dieta mas senti muita dor no estomago e tontura PRA entra em um vestido …preciso De ajuda

  23. Dedicated servers

    Quando voce evoluiu, seja porque comeu menos nesse dia, ou passou um dia sem tomar refrigerante, comemore suas vitorias. A acao diuretica, que associa um efeito de saciedade importante como parte de uma dieta para emagrecer cardapio.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *