Dieta do Tipo Sanguíneo

Logo que nascemos informaram aos nossos responsáveis se o nosso tipo sanguíneo era O, A, B ou AB. Essa informação não é dada gratuitamente, claro. É importante ter conhecimento disso no caso de alguma emergência, na qual se precise de transfusão, por exemplo.

Desde 1966 se debate o uso desse conhecimento para outros fins, como o do emagrecimento. Foi nesse ano que o escritor americano Peter DAdamo lançou a sua obra mais célebre, “A Dieta do Tipo Sanguíneo”, um verdadeiro best-seller que foi traduzido para mais de 50 idiomas.

Apesar de se tratar de um método que já existe há quase 5 décadas é fato que muitos não têm ideia de como isso funciona. Não tem problema, pois este artigo tem como fim esclarecer qualquer dúvida nesse sentido! Vamos lá?
dieta do tipo sanguineo

Do que se trata?

A Dieta do Tipo Sanguíneo se baseia nas pesquisas de Peter, que com anos de estudo e observação constatou que haveriam ligações históricas, fisiológicas e antropológicas entre o nosso tipo sanguíneo e os alimentos que costumeiramente consumimos.

A partir disso indica-se um cardápio personalizado para cada um dos tipos sanguíneos, com alimentos que fazem bem, que são nocivos ou que são considerados totalmente neutros.

De acordo com DAdamo o organismo funcionaria melhor desse modo, pois o menu do indivíduo seria adequado ao seu organismo, potencializando o seu funcionamento e mantendo-o na melhor forma. Assim poderíamos dar adeus às gordurinhas extras, inchaços ou a retenção de líquidos, além de acelerar o metabolismo, de modo a perder até 6 kg por mês sem mais nenhum esforço!

dieta tipo sanguineo

Para fazer basta saber o tipo sanguíneo?

Não exatamente. A Dieta do Tipo Sanguíneo pede esforços que vão além disso. É necessário fazer uma avaliação médica bastante criteriosa, que avalie seu estado atual tanto físico quanto emocional, para saber que reações precisam ser promovidas no organismo para que hajam resultados significativos.

Quais os alimentos benéficos, neutros e negativos para cada tipo sanguíneo?

A lista de alimentos é de fato enorme e não citaremos todos aqui, mas apresentaremos alguns exemplos e explicaremos as características e particularidades dos que tem sangue O, A, B e AB logo abaixo!

No caso de quem tem sangue O…

Pessoas de sangue O precisam ingerir proteínas de origem animal diariamente, de acordo com a Dieta do Tipo Sanguíneo. Se não fizerem isso correm o risco de desenvolver doenças gástricas, como úlceras, devido à forte corrosão promovida pelo suco gástrico no estômago.

Alimentos que fazem bem: carne de boi, cordeiro, bacalhau, sardinha, queijo de soja, ameixa, nozes, abóboras e espinafre.

Alimentos que são neutros: frango, atum, manteiga, castanhas e avelã, abobrinha e inhame.

Alimentos que fazem mal: presunto, bacon, polvo, iogurte, leite, laranja, coco, amora, berinjela e milho.

No caso de quem tem sangue A…

Pessoas de sangue A por sua vez tem um aparelho intestinal bem mais sensível, de modo que para eles é difícil digerir qualquer proteína animal. A produção de suco gástrico dessas pessoas é considerada mais limitada.

Alimentos que fazem bem: salmão, truta, tufu, abacaxi, cereja, alface, brócolis, arroz, aveia, alho e gengibre.

Alimentos que são neutros: peru, pescada, iogurte, ricota, melão, pera, agrião, beterraba, fubá, cevada, chocolate, orégano e canela.

Alimentos que fazem mal: carne bovina, de pato, lagostim, caviar, creme de leite, sorvete, caqui, carambola, repolho, tomate, pão preto, pão integral, alcaparras, gelatina e pimenta.

No caso de quem tem sangue B…

Pessoas de sangue B são as únicas desse escopo que parecem lidar bem com o consumo de laticínios de modo geral. Seu cardápio dentro da Dieta do Tipo Sanguíneo é a mais variada, certamente.

Alimentos que fazem bem: carneiro, coelho, linguado, mozzarella, ovos, banana, mamão, batata doce, cenoura, arroz integral, sala e hortelã.

Alimentos que são neutros: vitela, peru, queijo parmesão, requeijão, kiwi, passas, aipo, espinafre, granola, café e vinho branco.

Alimentos que fazem mal: frango, camarão, anchova, carambola, azeitona, broto de feijão, farinha de trigo, milho centeio, maisena e refrigerantes.

No caso de quem tem sangue AB…

Pessoas de sangue AB precisam de um menu bem diversificado e equilibrado, que contenha preferencialmente um pouco de tudo.

Alimentos que fazem bem: peru, cordeiro, atum, cavala, coalhada, cottage, limão, uva, aveia, farinha de centeio, curry e alho.

Alimentos que são neutros: faisão, fígado, carpa, queijo de soja, requeijão, maçã, pêssego, cebolinha, vagem, germe de trigo, cevada, açúcar e melaço.

Alimentos que fazem mal: presunto, vitela, mexilhão, ostra, brie, provolone, goiaba, manga, nabo, rabanete, amido de milho, cereais matinais, tapioca e vinagre.

Conheça mais dietas publicadas aqui no Dicas Como Emagrecer e continue nos acompanhando no facebook! Até a próxima!

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

1 Comentário

  1. Andreina veras

    Isso que falou sobre. Os alimentos que o tipo o nao pode comer é a pura verdade.
    Eu nao poso comer mesmo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *