Emagreça com a Dieta Mediterrânea!

São muitas as dietas e muitas as promessas em devolver o corpo desejado. Muitas delas funcionam e já tem vários adeptos que dão seus testemunhos em muitos espaços da mídia. A dieta do momento e que promete a perda de 4 quilos por mês sem muitos esforços e saudavelmente é a dieta mediterrânea, quer conhecer mais sobre essa fantástica dieta para emagrecer? Confira e emagreça com a Dieta Mediterrânea:

Emagreça com a Dieta Mediterrânea!

O que é a dieta mediterrânea?

A dieta mediterrânea é uma dieta feita a base de alimentos consumidos nas regiões do mediterrâneo, como por exemplo, os países: Itália, Espanha, Grécia, Egito, Líbia, Marrocos, Turquia e Líbano, todos países banhados pelo mar Mediterrâneo. É certo que esses países possuem características políticas, culturais e religiosas muito diferentes, porém compartilham de semelhanças no clima que consequentemente influencia na agricultura e nos costumes alimentares.

A dieta mediterrânea consiste em consumir alimentos comuns nessa região como: frutas, cereais, leguminosas como grão-de-bico e lentilha, oleaginosas como as amêndoas, peixes, leite, vinho, azeite de oliva, hortaliças, e uma grande variedade de ervas de cheiro.

Essa dieta tem como característica principal o baixo consumo de carne vermelha e alimentos com gorduras de origem animal. Para seguir a dieta mediterrânea é muito simples, basta consumir apenas os alimentos que são de hábitos da região mediterrânea, nada mais. Simples não?

Promessas

A dieta mediterrânea promete de maneira totalmente saudável perder uma média de 4, 5 quilos ou mais em um único mês. É importante colocar a ansiedade de lado e entender que cada organismo funciona de maneira diferente, o sexo, idade e prática de exercícios físicos influenciam na perda de quilos extras.

Nutricionistas alertam que a dieta mediterrânea por se tratar de uma dieta que não controla os níveis de consumo de calorias diárias é importante manter cautela, pois se feita de maneira equivocada pode provocar ao aumento de peso. Alertam que cada pessoa deve ser consciente da quantidade de alimentos que está consumindo por dia.

O importante na dieta mediterrânea é comer saudavelmente, de 3 em 3 horas e em pequenas porções.

O que consumir

Conheça a pirâmide alimentar da Dieta Mediterrânea:

Emagreça com a Dieta Mediterrânea!

Como já explicado anteriormente a dieta mediterrânea consiste no consumo de alimentos da região banhada pelo mar mediterrâneo, mas quais são esses alimentos?

  • Frutas e hortaliças:As frutas e hortaliças são alimentos que possuem uma grande quantidade de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Essas substâncias ajudam inclusive a prevenir o câncer.
  • Leguminosas:Possuem uma grande quantidade de fibras e proteínas vegetais, o consumo regular desses alimentos diminuem o nível do colesterol ruim (LDL) o que previne o aparecimento das doenças cardiovasculares.
  • Cereais:Consumir cereais é o mesmo que consumir energia, graças a grande quantidade carboidratos.  Os integrais fornecem energia, são fontes de fibras, nutrientes, minerais (zinco, fósforo, magnésio) e vitaminas.
  • Oleaginosas: Fornecem as gorduras boas (mono e polinsaturadas), que ajudam a reduzir o colesterol, além de apresentar uma importante ação antioxidante.
  • Peixes:Ricos em ácidos graxos ômega – 3, o consumo de peixe traz  diversos benefícios para nossa saúde, como: diminui os riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral, reduz a pressão arterial, contém ação anti-inflamatória, diminui as taxas de colesterol total no sangue.
  • Leite e derivados:  O nível de cálcio encontrado nesses alimentos contribuem para a prevenção da osteoporose.
  • Vinho tinto:O vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos graças a sua alta quantidade de flavonóides (antioxidantes).
  • Azeite de oliva: Auxilia no aumento do colesterol “bom” (HDL), favorecendo nosso coração.

Na dieta mediterrânea é importante dizer adeus aos alimentos industrializados, já que essa dieta consiste no consumo de alimentos frescos e naturais.

Dica de cardápio

Podemos fazer pequenas modificações em nossa alimentação atual substituindo alguns alimentos. Exemplo:

  • No lanche da manhã deves consumir um copo de suco natural de laranja, melancia, abacaxi ou tangerina + 3 nozes.
  • Fazer pequenos lanches entre uma refeição e outra. Pode ser uma fruta ou um copo de iogurte fresco.
  • No almoço, troque o arroz branco pode por um prato raso de macarrão integral com molho de tomate e manjericão, o prato pode ser acompanhado por um copo de suco de uva integral e de uma salada de folhas verdes regada com uma colher de sopa de azeite extra virgem. O peixe deve estar constante na alimentação. Coma uma fruta na sobremesa.
  • De tarde você pode optar por um iogurte natural ou um mix de frutas secas.
  • No jantar, caso não tenho comida peixe na hora do almoço você pode consumir uma posta de peixe assado temperado com limão e azeite acompanhada com alguns legumes, você pode acompanhar sua refeição com uma taça de vinho tinto.

Se você quer aprender mais sobre a dieta mediterrânea, assista o vídeo:

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *