Endermologia: tratamento para celulite!

O desejo de ter um corpo que se encaixe nos padrões estéticos atuais só fez crescer nos últimos tempos, assim como também dispomos hoje de uma variedade muito maior de meios para chegar até lá. Na maioria dos casos emagrecer é um dos passos necessários a conquista desse objetivo, mas a perda de peso não costuma resolver sozinha todos os incômodos relacionados a nossa aparência.

Se livrar dos quilos a mais é ótimo, de todo modo, mas nem sempre isso soluciona questões como a das estrias e a das celulites. As segundas, inclusive, são uma das maiores preocupações do sexo feminino, que as enxergam como uma verdadeira perturbação, ainda que atingir o peso ideal não seja um problema.

Para atender a essa demanda que nem mesmo as melhores academias e programas alimentares podem resolver tratamentos revolucionários são desenvolvidos, chegam ao mercado e conquistam um número crescente de pessoas (especialmente mulheres) dispostas a usufruir de seus benefícios. É o caso da endermologia! Confira!

endermologia

O que é?

A endermologia é uma massagem profunda, que funciona através da utilização da pressão exercida pelo vácuo. Esse vácuo é gerado por uma bomba e o especialista faz a partir dele manobras de palpação e rolamento por toda a região tratada. A técnica foi criada na França entre a década de 70 e 80 e está no Brasil há mais de 20 anos, regulamentada pelos nossos órgãos de controle.

A proposta é massagear o corpo por meio de dois rolinhos, usando a força da sucção. Braços, pernas e barriga podem estar entre as regiões ativadas. Os movimentos conseguem melhorar a nossa circulação, ajudando assim no processo de eliminação de toxinas.

Além disso, o sistema linfático é também ativado, o que ajuda no aumento na produção das células que dão sustentação, firmeza a pele. Outro ponto favorável nessa técnica é que as células adiposas em processo de envelhecimento conseguem ser quebradas por ela, então as medidas podem diminuir.

No fim há uma esfoliação da derme, com a intenção de eliminar todas as células mortas que ali estão e devolver a pele o brilho que lhe é característico.

Cuidados necessários

Os profissionais mais indicados para a endermologia são os esteticistas com formação técnica e os fisioterapeutas. Não se trata de uma técnica que só pode ser desenvolvida por médicos, por isso a visita a um consultório não é imprescindível, mas vale a pena ir a um dermatologista se quer saber o grau das suas celulites e o tratamento mais indicado.

A técnica serve normalmente para tratar as celulites, mas ela também funciona no combate aos cravos, a gordura localizada e na melhora do estado de rugas e cicatrizes. Também é um tratamento eficaz para cuidar da pele antes e depois de uma intervenção cirúrgica ou da drenagem linfática.

São necessárias no mínimo 10 sessões, que devem acontecer quinzenalmente. Para elas o ideal é que o paciente não depile antes a pele com cera, assim como deve ser usada uma roupa específica, para facilitar a aderência do aparelho à pele. Óleos de massagem também são muito bem-vindos, já que simplificam a aplicação. A duração é de em média 35 minutos.

endermologia

Funciona mesmo?

O foco da endermologia é a celulite, então falemos da sua efetividade contra esse problema. Nos graus menos avançados os resultados podem ser até definitivos, mas no caso de pessoas que tem celulites já no grau 4 costuma ser necessário aliar a técnica a outros tipos de tratamento. Além disso, os hábitos do dia a dia também determinam a eficácia do procedimento.

Contraindicações

Não devem fazer a endermologia pessoas com…

  • Trombose;
  • Doenças infecciosas;
  • Câncer;
  • Problemas no coração;
  • Infecções agudas ou inflamações;
  • Problemas respiratórios;
  • Problemas nos rins;
  • Hepatite;
  • Diabetes;

O tratamento também não é indicado para quem tem infecção na área que pretende cuidar, ou para aqueles que usam marca-passo ou desfibrilador interno. Gestantes também não podem fazê-lo.

Confira abaixo como funciona uma sessão de endermologia:

Continue nos acompanhando no facebook! Conhece um bom profissional? Indique-o em: Encontre profissionais.

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *