Estou obesa: o que faço para emagrecer?

Independente das grandes campanhas publicitárias que de certa maneira influenciam grande parte da população a manter a forma e desejar um corpo perfeito segundo os padrões de belezas universais, hoje em dia a obesidade é um grande problema que afeta uma boa porcentagem da população e que preocupa e muito a saúde publica.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a obesidade é o principal problema de saúde a enfrentar nos dias atuais.

Muitas pessoas não entendem porque os obesos chegam a tal ponto. Não se preocupam com sua aparência? Não se preocupam com sua saúde? De onde vem essa compulsão por comer? Porque sentem tanta dificuldade para perder peso?

Obesa

Pelo que tudo indica, a resposta está há muitos e muitos anos atrás, na época em que conseguir alimentos era uma tarefa difícil e as pessoas viviam dia pós dia em busca de alimentos. A mentalidade foi mudando e então surgiu a possibilidade de poder estocar alimentos, isso fez com que as pessoas passassem a consumir o máximo de calorias possíveis inocentemente esperando o dia em que a comida ficasse escassa. É uma espécie de comer como se não fosse existir comida amanhã.

Hoje em dia, no mundo moderno, a realidade não é muito diferente daqueles tempos, já que com o invento da geladeira podemos estocar alimentos por dias, semanas e em alguns casos até meses. A acessibilidade à comida a um abrir de portas também é um fator que nos incita a comer. Com as grandes ofertas de delivery do mundo atual, o telefone também virou uma arma contra o peso ideal. A poucos minutos tudo o que você deseja comer chega na sua porta, simples, fácil e quentinho.

Com tantas mudanças sociais e que vai passando de geração em geração, de certa maneira nosso cérebro se condicionou aos tempos de penúria e acostumou as pessoas a estocar gordura para tempos difíceis. Uma consciência difícil de tirar, mas que é necessária ser trabalhada já que a obesidade acarreta vários outros fatores que põe em risco a saúde.

Estou obesa: o que faço para emagrecer?

Estou obesa

Se você faz parte da população obesa, você necessita de ajuda. Emagrecer e chegar ao peso ideal não é tarefa fácil e temos que ser realistas. Mas isso não significa que você não seja capaz! Basta um pouco de motivação, força de vontade, conselhos e acompanhamento médico para conseguir chegar ao peso ideal.

Para descobrir se você está obesa(o) ou no peso ideal, faça o cálculo do IMC.

O primeiro que uma pessoa obesa tem que ter consciência é entender os riscos que a obesidade acarreta na saúde dos indivíduos, tais como:

  • Problemas de coração
  • Aumentos da pressão arterial
  • Apneia do sono
  • Problemas de circulação
  • Dores musculares
  • Colesterol alto e muito mais.

Hoje em dia existem muitos exemplos de mulheres e homens que superaram a obesidade e mantém uma vida normal e saudável.

Tendo consciência dos riscos de saúde que você está correndo, você deve buscar ajuda médica para que ele te indique quais os melhores exercícios e qual a dieta mais adequada.

Lembre-se que de modo geral, para perder peso é necessário forca de vontade e rigorosidade com a alimentação. O fator psicológico também interfere quando a pessoa está muito ansiosa por emagrecer, por isso, aconselhamos tranquilidade e nada de ir se pesar duas vezes por dia! Estar bem psicologicamente é fundamental para quem quer perder peso.

E como todas as dietas, perder peso requer uma alimentação saudável, com horários pré estabelecidos, sem frituras, gorduras e refrigerantes, e com refeições de baixa calorias em curtos prazos ( 3 em 3 horas), acompanhados de exercício físico.

Um exemplo bom de seguir e de se espelhar é o caso da Maria, uma mulher que venceu a obesidade mórbida e dá exemplos a muitas pessoas que buscam se livrar desse problema! Confira:

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *