Por Que Consumir A Semente de Chia?

Mesmo que originária da América Central e do Sul, a semente de chia chegou recentemente ao Brasil, ou melhor, tornou-se popular.

A grande procura e fama se dão por uma série de motivos, os quais você encontra listados abaixo.

semente de chia

1 – Aumenta o tempo da sensação de saciedade

A quantidade de fibras presente nas sementes auxilia na melhora do transito intestinal e retarda o processo denominado “esvaziamento gástrico” (quando o alimento sai do estômago para a primeira camada do intestino), ou seja, além de melhorarem o funcionamento do organismo, reduz a fome.

O efeito de saciedade também se deve à propriedade que a semente tem de se converter em uma espécie de gel quando em contato com líquido. Isso provoca o aumento da semente e consequentemente a dilatação do estômago.

2 – É rica em antioxidantes

A ação dos antioxidantes combate os efeitos dos temíveis radicais livres, importantes agentes que provocam a morte celular.

Com essa propriedade, a semente combate o envelhecimento precoce e auxilia na eliminação de substâncias tóxicas em nosso organismo.

3 – Importante fonte de Ferro

O ferro é essencial para a saúde das células, uma vez que esse nutriente é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para estas, além de participar da produção das células vermelhas do sangue.

4 – Importante fonte de Cálcio

O cálcio é essencial em todas as fases da vida. Sua principal atribuição está associada à participação no processo de reconstrução da massa óssea.

Na maturidade, o cálcio é um importante agente contra a manifestação da

5 – Rica em Ômega-3

Um tipo de gordura do bem para o nosso corpo, o ômega-3 age positivamente melhorando a circulação sanguínea, e consequentemente a pressão arterial e doenças do coração, e reduz os níveis do colesterol ruim.

Segundo nutricionistas, um porção de 25 gramas, o recomendado diariamente, contém mais ômega-3 que muitas outras fonte consagradas, como o salmão.

A semente se chia pode ser encontrada em óleo, farinha ou em grãos, todos os tipos podem ser incluídos à dieta no preparo de diversas receitas.

DICA: Aumentar o consumo de líquidos melhora o desempenho da semente em virtude da grande quantidade de fibras.

Créditos: Ativas Farma

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *