Vitaminas emagrecem? Mitos e verdades sobre suplementos vitamínicos

Você acredita que emagrecer é somente uma questão de se entupir de vitaminas e outros suplementos? Se fosse assim, todos estariam magros. Bastaria se deitar na frente da televisão e deixar os suplementos e vitaminas fazerem seu trabalho. Mas então por que muitas pessoas acreditam que somente suplementar vitaminas emagrecem?

Se você examinar os rótulos da maiorias dos suplementos vitamínicos verá referências diretas ou indiretas sobre os benefícios da vitamina B12, cálcio, ômega 3, vitamina D e chá verde na perda de peso. Os supostos benefícios desses produtos variam de “acelere seu metabolismo” até “ensine suas células a queimar gordura corporal”. No entanto não existem quaisquer evidências científicas de que essas alegações de que vitaminas emagrecem sejam verdadeiras.

Vitaminas emagrecem

A vitamina B12 como emagrecedor

Analisamos o caso da vitamina B12. Seja ingerindo-a via oral em forma de pílulas ou com injeções caríssimas em centros de beleza e estética, a vitamina B12 não vai estimular seu corpo a queimar gorduras e perder peso. O corpo utiliza essa vitamina basicamente para nutrir as células nervosas e sanguíneas, bem como auxiliar na produção de DNA.

Isso quer dizer que você não precisa da vitamina B12? Muito pelo contrário, seu corpo precisa dela para “funcionar bem”. Para conseguir a vitamina B12 de forma natural em uma dieta saudável e magra você pode comer cereais integrais no café da manhã, ou ainda um belo sanduiche de atum.

No almoço a salada também é fundamental para conseguirmos diversas vitaminas, inclusive a B12. Outras opções são os mariscos e o fígado bovino, corte pouco apreciado no Brasil, porém muito saudável. E o lanche? Nada melhor do que um iogurte desnatado.

Vitamina D

A vitamina D é importante para a saúde do corpo, pois auxilia na absorção de cálcio e consequentemente mantem os ossos fortes. Porém achar que suplementar esse tipo de vitamina vai ajudá-la a emagrecer ou queimar gordura é controverso.

Um estudo mostrou que mulheres com sobrepeso na pós-menopausa que consumiram vitamina D em níveis ideais tiveram uma maior perda de peso e melhora da composição corporal em comparação com mulheres que não atingiram os níveis ideias de vitamina D. Mas os pesquisadores ainda são cautelosos e dizem serem necessários maiores estudos para verificar se a relação da vitamina D com o emagrecimento pode ser confirmada em a outras populações/amostras.

A forma mais fácil de atingir os níveis ideais de vitamina D é consumindo derivados de leite leves (como os desnatados) e atum. Esses alimentos juntamente com uma exposição ao sol de 15 minutos pelo menos três dias por semana – de preferência com as pernas e braços expostos – é o suficiente para a maioria das pessoas e pode auxiliar na perda de peso.

Ômega 3 – a gordura boa

Não existem estudos que comprovem a relação entre ômega 3 e o emagrecimento. Como você já deve saver esse tipo de gordura é obtida de peixes, e é recomendado tê-la em uma dieta saudável, desde que não frito. Experimente fazer peixe grelhado ou assado, é uma delícia e muito nutritivo.

O ômega 3 ajuda no controle de membranas de coagulação de sangue e na construção de células cerebrais. Uma porção diária de 100 gramas de peixe pode auxiliar muito no combate a doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

Cálcio ajuda a perder peso?

Será que os suplementos de cálcio ajuda a perder peso? A evidência apontam para o “não“. A teoria por detrás de uma possível ligação entre o consumo de cálcio e perda de peso é que o mineral pode reduzir o cálcio das células de gordura e estimular a quebra de gordura. A outra especulação é que o cálcio pode interferir com a absorção de gordura através da ligação com a gordura durante a digestão. Porém segundo a Office of Dietary Supplements nenhuma das pesquisas realizadas até hoje comprova essas teorias.

Apesar disso, saiba que o cálcio é essência para sua saúde. Além de fortalecer os ossos, ele é fundamental para a saúde dos músculos, nervos, vasos sanguíneos e secreção hormonal.

Conheça alguns suplemento que ajudam a emagrecer.

Como consumir cálcio? Para ingerir 1000mg diários você pode consumir couve, brócolis cozido no vapor, produtos lácteos com baixo teor de gordura, ou um tofu refogado. Pobres em gordura mas ricos em nutrientes, esses alimentos podem fazer parte de suas táticas de controle de peso com saúde.

Chá verde

Sabia que não existem provas de que o tão famoso chá verde emagrecedor funciona? Seja em forma de chá ou de cápsulas, os estudos mostram que consumi-lo não aumenta a queima de gorduras, e consequentemente não emagrece. Pesquisas mostram que pessoas que mantem sua alimentação padrão e somente adicionam chá verde ao seu dia a dia não emagrecem.

Quer dizer então que o consumo do chá verde é inútil? Não foi isso que falei! O chá é fonte de antioxidantes e pode ter efeitos cardioprotetores.

Pare de rasgar dinheiro

Comprar os mais diversos suplementos e vitaminas sem saber para que servem e se eles realmente funcionam reduzirá consideravelmente o tamanho de sua conta bancária, porém não diminuirá nenhum centímetro de sua cintura.

Alimento rico em vitaminas em sua dieta.

Piadinhas a parte, achar que vitaminas emagrecem é um grande erro, porém ter consciência de sua importância para uma vida saudável é sabedoria. Portanto, ao invés de comprar suplementos e vitaminas caros, considere acrescentar algum alimento rico em vitaminas em sua dieta.

Em suas refeições encha seu prato de verduras e frutas variadas, além de adicionar laticínios de baixo teor de gordura e porções de grãos integrais. Você vai economizar muito dinheiro enquanto emagrece com saúde.

Advertência: antes de começar qualquer dieta ou rotina de exercícios físicos a fim de emagrecer, perder peso ou ganhar massa muscular, um médico deverá ser consultado.

1 Comentário

  1. irene

    muito bom estes sucos ja fiz so que fica um pouco caro, mais vale a pena as frutas tem que baixar de preço fiiiii rsrsrs

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *